sexta-feira, 27 de março de 2009

Brasileiro está sendo duplamente enganado!

Após peitar o senado, afirmando que não vai baixar a gasolina nem o diesel, apesar de todas as evidências apontadas pelos senadores e pela imprensa nos últimos dias, o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli ainda foi irônico ao afirmar que a gasolina no Brasil é mais barata que água. Gabrielli culpou os impostos e os distribuidores pelo alto preço no mercado. Para quem não sabe, a BR é a maior distribuidora no país e pertence à Petrobrás. O governo arrecada maior parte dos impostos, pois é sócio da Petrobrás que é dona da BR distribuidora. Logo, o governo acumula lucros de todos os lados. Na realização da Petrobrás, nos impostos que arrecada e no lucro obtido pela BR. Mas qual o motivo de tanta ganância, tanta negligência com o consumidor? simples. O governo e a direção da Petrobrás forçam este cenário com vistas à um projeto maior.

Parte do projeto consiste em manter os preços altos ao longo deste ano, mesmo após Gabrielli ter reconhecido em reunião com acionistas um horizonte de preços estáveis este ano, na casa dos U$ 37 o barril. O cenário sugere que o governo e a direção da estatal ajustem os preços apenas no próximo ano, aproveitando para iniciar a campanha eleitoral explorando do fato. Isso mesmo. O anúncio será feito com toda a pompa e circunstância pelo presidente Lula, pela ministra Dilma Rousseff e pelo presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli. Este último também pega carona no bonde eleitoral do preço baixo. Seu sonho é o cargo de senador pelo estado da Bahia e seu mote será "O homem que baixou o preço da gasolina". isso significa que o consumidor está bancando os planos de perpetuação no poder dessa gente. A grande massa sem acesso à informação irá aplaudir a bondade do governo.

Por que os outros partidos não se pronunciam sobre este verdadeiro golpe? Onde está a oposição e os meios de comunicação para denunciar um absurdo desses? Simples. Os governadores, oposição ou não, não querem queda na arrecadação com a queda dos preços dos combustíveis. Todos os partidos estão calados por este motivo. É preciso lembrar ainda que a Petrobrás e suas empreiteiras, a exemplo da Camargo Corrêa, são os maiores doadores de dinheiro aos partidos no Brasil. Os meios de comunicação não se pronunciam de modo mais veemente pelo simples fato de a Petrobrás e o governo serem os maiores anunciantes do país. Caso a população permaneça indiferente à tudo isso e não se mobilize, assistiremos de camarote a mais este triste e inescrupuloso espetáculo da corrida pelo poder. E pior: pagando caro na bilheteria.

Um comentário: