sábado, 6 de junho de 2009

Blog da Petrobras Começa a Divulgar Mentiras

Começou mal. Uma iniciativa que tinha tudo para reparar a imagem da empresa começa a se revelar mais uma estratégia barata da estatal para ludibriar a opinião pública. Os responsáveis pelo Blog (a própria Petrobras) confirmaram terem recebido muitas perguntas sobre o preço e a qualidade da gasolina no Brasil. Como era de e esperar, mentiram novamente aos seus leitores. Veja a matéria abaixo:

"O blog da Petrobras está recebendo muitas perguntas sobre o preço e a qualidade da gasolina brasileira.
A Petrobras gostaria de esclarecer que, no Brasil, vende-se uma mistura de 75% de gasolina e 25% de álcool anidro. Do preço que pagamos por litro, 17% é do posto, 7% é do álcool, 29% para o *ICMS, 14% de **CIDE + PIS/COFINS e somente 33% é o valor da gasolina.
Em vários outros países a gasolina é mais cara, como Uruguai, Peru, Japão, Inglaterra, Alemanha, Itália, etc.
A gasolina da Petrobras é uma das mais baratas do mundo, se considerar o preço vendido na refinaria. A gasolina brasileira equivale às melhores do mercado internacional, sem chumbo e de octanagem 87 na comum e 95 nas Premium.

O Blog da Petrobrás perde toda a credibilidade ao divulgar informações distorcidas visando manipular a opinião pública de forma deliberada. Esta falta de credibilidade e confiança contamina o restante do conteúdo do Blog, as respostas aos usuários e órgãos de imprensa.
Preço da gasolina no Brasil
Mentem descaradamente quando afirmam que a gasolina da Petrobras é uma da mais baratas do mundo, citando apenas poucos países onde a gasolina é mais cara. Veja o gráfico abaixo:

Clique na imagem para ampliá-la.
Octanagem
A gasolina comum brasileira, sem chumbo e de octanagem 87 é equivalente às gasolinas ordinárias comercializadas em todo o mundo. Já o preço da gasolina Premium da Petrobrás colocaria da gasolina brasileira como A MAIS CARA DO PLANETA se for comparada à gasolina comercializada em Londres ou Tókio. Sem considerar que o Brasil tem a gasolina mais cara do mundo entre os países auto suficientes, conforme ilustra figura abaixo.

Clique na imagem para ampliá-la.

Composição dos preços da gasolina Petrobras.
O Blog da Petrobras mente ainda ao informar seus leitores sobre a composição dos preços da gasolina no Brasil ao afirmar que 17% do preço da gasolina é do "posto", conforme é possível verificar na matéria. Os donos de postos de combustíveis deveriam exigir uma reparação pública quanto à esta informação, que é literalmente inverídica e visa enganar o consumidor.
Em uma única matéria, com poucas linhas, é possível identificar três informações distorcidas. A Petrobras, através de seu Blog, tenta ludibriar o leitor, visando melhorar sua imagem perante a opinião pública de forma pouco honrosa, jogando parte de suas responsabilidades para os donos de postos. Vejam a composição dos preços da gasolina no Brasil e nos EUA abaixo:



Clique na imagem para ampliá-la.
O gráfico é da própria Petrobras, referente ao mês de maio de 2009 e pode ser visualizado no site da estatal. No gráfico, o a parcela de 17% é creditada corretamente à distribuição e revendas. Vale lembrar que a Petrobras domina todas as áreas possíveis de atuação. A presença esmagadora da estatal na distribuição se dá por meio da BR, uma de suas principais fontes de receita. Uma realidade bem diferente da experiência do mercado americano, conforme pode ser conferido no gráfico abaixo.


Clique na imagem para ampliá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário